ANARME ENCERRA TRÊS FARMÁCIAS EM GAZA POR FALHAS DE HIGIENE E VENDA DE MEDICAMENTOS FORA DO PRAZO

Notícias Frescas
0

 


A Autoridade Nacional Reguladora de Medicamentos (ANARME, IP) encerrou três farmácias na província de Gaza por incumprimento das normas de funcionamento e das boas práticas farmacêuticas, no âmbito das actividades inspectivas realizadas durante a presente semana.


Trata-se das farmácias Miluzinha e Timbe Lucilo, localizadas no distrito de Chibuto, e da Farmácia Luz da Vida, situada no distrito de Chongoene. A decisão foi tomada pela Delegação Regional Sul (DRS) da ANARME após a constatação de diversas irregularidades consideradas graves.


De acordo com a instituição, as equipas de fiscalização verificaram deficientes condições de limpeza e higiene nos estabelecimentos, situação que compromete a qualidade dos medicamentos armazenados e representa r!scos para a saúde dos utentes.


No caso da Farmácia Miluzinha, a inspecção detectou ainda a comercialização de medicamentos fora do prazo de validade, além da reincidência no incumprimento de recomendações anteriormente emitidas pela autoridade reguladora.


A ANARME afirma que as medidas adoptadas visam proteger a saúde pública, garantir a qualidade dos serviços farmacêuticos e assegurar que os operadores do sector actuem em conformidade com a legislação em vigor.


A instituição reiterou o seu compromisso com a fiscalização permanente do mercado farmacêutico nacional e apelou aos proprietários e gestores de farmácias para observarem rigorosamente as normas de armazenamento, conservação e dispensa de medicamentos, de forma a salvaguardar a saúde da população.

Tags

Enviar um comentário

0 Comentários

Enviar um comentário (0)